05/02/2018

UM BREVE RESUMO DA CARREIRA DA DUPLA OS VIPS, UM GRANDE SUCESSO DA JOVEM GUARDA


Você já ouviu falar em Ronald Red e Jett Williams? Certamente que não. Mas foi com esses nomes que a dupla Os Vips começou a se apresentar. Eles, inclusive, chegaram a gravar várias músicas como Ronald e Jett.
Mas a verdade é que os nomes verdadeiros dos irmãos paulistas que formam os Vips era Márcio Augusto Antonucci e Ronaldo Luís Antonucci. Quando ao nome Os Vips, ele foi tirado do filme Gente Muito Importante (The Vips, no original em inglês), com Richard Burton e Elizabeth Taylor.
A primeira gravação da dupla foi a música Tonight, escrita em 1964, ano em que começaram a se tornar conhecido do público brasileiro graças a participações nos programas musicais das emissoras Record e Tupi. O primeiro compacto foi lançado no ano seguinte, com as músicas É Inútil e Lá Muito Além.  
Um de seus maiores sucessos foi a música Menina Linda, versão em português da música I Should Have Known Better, dos Beatles. Outra canção bastante popular foi A Volta, composição de Erasmo e Roberto Carlos. Também gravaram músicas como Faça Alguma Coisa Pelo Nosso Amor, Michele, Largo Tudo e Venho te Buscas e É Preciso Saber Viver, uma regravação de um grande sucesso do rei Roberto Carlos.
Os Vips se tornaram conhecidos por regravar músicas dos Beatles, cuja influência sobre a juventude dos anos 60 foi grande. Participou da Jovem Guarda, tornando-se uma das mais saudosas presenças no programa.
Com o sucesso, Ronaldo investiu em lanchonetes e restaurantes com o nome do grupo, entre eles o Vip’s Burger e o Vip’s Buffet. Márcio trabalhou como diretor de gravadora, além de que dirigiu o departamento musical da Rede Globo. Foi também diretor de programas de TV.
Durante os anos 70, Márcio e Ronaldo gravaram um disco pelo selo Continental. Nos 90, participaram de uma gravação com diversos cantores da Jovem Guarda, além que lançaram uma coletânea com os maiores sucessos do programa.
A dupla se desfez em definitivo em 2014, quando Márcio faleceu com pneumonia, que evoluiu para um quadro de infecção generalizada. Márcio era casado com Lilian Knapp, que fazia parte de outra dupla: Leno e Lilian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário