17/02/2018

O GORDO, PATRÍCIA, CACÁ E OUTROS PERSONAGENS INESQUECÍVEIS DE ELY BARBOSA


A imagem acima é do gibi O Gordo, publicado pela Editora Abril entre 1987 e 1992. Com ele, também foram publicadas as revistas em quadrinhos das personagens Patrícia e Fofura.
O Gordo, Patrícia, Fofura e Cacá e sua Turma foram criados pelo publicitário e desenhista Ely Barbosa. Vale lembrar que ele também é criador dos personagens Incríveis Amendoins.
Cacá e seus amiguinhos ficaram nacionalmente famosos durante os anos 70, quando protagonizaram uma série de história infantis narradas por ninguém menos que Silvio Santos. Eram histórias em que o cãozinho Cacá vivia aventuras com Branca de Neve, Joãozinho (aquele do pé de feijão) e outros. Elas eram gravadas em disquinhos coloridos distribuídos pelo Baú da Felicidade (detalhe: eles foram relançados em 2002).
Mas ele não ficou apenas nos quadrinhos, chegando a produzir séries animadas e programas infantis. Um desses programas foi o TV Tutti-Frutti, produzido pela Band no começo da década de 1980. Os personagens eram frutas falantes, como a João Banana, o Jerimun e o Melâncio.
Além de personagens próprios, Ely desenhou quadrinhos para o gibi dos Trapalhões para a Bloch Editores, e Hanna-Barbera, para a Rio Gráfica e Editora. Fez ainda comerciais para a TV, como a saudosa propaganda do DDDrin, exibida durante muito tempo e ainda lembrada por mais de uma geração (“A pulguinha dançando iê-iê-iê/O pernilongo mordendo o nenê...”)
Ely Barbosa nasceu na cidade paulista de Vera Cruz, em 1939, e faleceu em São Paulo, em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário