03/02/2018

DESCUBRA QUAIS FORAM AS MODAS E MANIAS DO ANO DE 1977


Dois assuntos do noticiário internacional do qual muito se falou em 1977: o choque entre dois Boeings as Ilhas Canárias, as mortes de Charles Chaplin e Elvis Presley.

Quatro assuntos do noticiário nacional que deu tema para muita conversa também em 1977: a morte misteriosa da jovem Cláudia Lessin Rodrigues, a aprovação do divórcio no Brasil, a criação do estado do Mato Grosso do Sul e a inflação, que nessa época corroía os salários dos brasileiros.

Um dos maiores ídolos da música brasileira foi o cantor baiano Raul Seixas. Famoso pelos discos Krig-ha Bandalo!, Gita e Há 10 Mil Anos Atrás, ele acabara de lançar mais um Lp de imenso sucesso: O Dia em Que a Terra Parou.

Quem também fazia bastante sucesso nesse período era o grupo sueco ABBA, sobretudo com as músicas Dancing Queen e Knowing me, Knowing you – ambas do disco Arrival, lançado no ano anterior.

Enquanto o movimento punk explodia na Inglaterra e Estados Unidos, as pessoas ouviam canções como I’m in You e Baby I Love Your Way, de Peter Frampton. O disco Peter Frampton Comes Alive foi um dos mais vendidos do ano no mercado internacional.

Outros cantores que estavam em moda nesse período: Sidney Magal, Rita Lee, Benito di Paula, Zé Rodrix, Alice Cooper e Roberto carlos.

O filme de maior público em 1977 foi Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão, com Renato Aragão e companhia. Outro filme brasileiro que arrastou multidões para os cinemas foi Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia. Mas os brasileiros também assistiram King Kong e Orca, a Baleia Assassina. O primeiro filme da mitológica série Star Wars chega aos cinemas.

Novelas assistidas na época: Locomotivas, Dona Xepa, Espelho Mágico, Nina, O Astro, À Sombra dos Laranjais e Sem Lenço, Sem Documento. As pessoas perguntaram quem matou Salomão Ayala, um dos personagens de O Astro, novela das 8h escrita por Janete Clair.

Entra no ar a primeira versão do Sítio do Pica-pau Amarelo exibida pela Globo (no mesmo horário em que hoje é exibida Malhação). Ele faria tanto sucesso que permaneceria no ar até 1986.

Os escritores mais vendidos nas livrarias e bancas de jornais: Morris West, Harold Robbins, J. M. Simmel, Irving Wallace, Agatha Christie, Jorge Amado e Erich von Däniken. Este último fez sucesso com livros sobre ufologia, nos quais defendia a tese de que fomos diversas vezes visitados por alienígenas.

O Telejogo, uma espécie de bisavô do Playstation, faz sucesso entre os garotos. As meninas se encantam com a bonequinha em miniatura Fofolete, lançada pela Trol (imagem acima). A Caloi lança uma bicicleta só para mulheres chamada Caloi Ceci.

Durante visita ao supermercado, as pessoas levavam produtos como xampu Colorama, creme dental Kolynos, papel higiênico Primavera, margarina Primor, salgadinhos Findus e café em pó Seleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário