18/02/2018

DESCUBRA O QUE ESTEVE EM MODA E QUEM DEU O QUE FALAR EM 1978


Uma das principais notícias de 1978 foi o curto pontificado do papa João Paulo I. Ele assumiu o posto em substituição a Paulo VI, mas acabou morrendo um mês depois. O seu substituto foi o papa João Paulo II.

Outra notícia que deu muito o que falar foi o nascimento do primeiro bebê de proveta do mundo, a britânica Louise Brown. A nova técnica de inseminação em proveta permitiu que milhões de casais estéreis ao redor do mundo pudessem ter filhos.

Uma das personalidades mais populares de 1978 foi a atriz Sônia Braga. O sucesso da novela Gabriela, exibida em 1976, e de filmes como Dona Flor e Seus Dois Maridos e A Dama do Lotação fizeram de Sônia uma verdadeira estrela. Com o filme O Beijo da Mulher-Aranha, exibido na década seguinte, Sônia ingressou na carreira internacional.

Quem também deu muito assunto para conversa foi o bailarino e ator norte-americano John Travolta. Os filmes Grease – Nos Tempos da Brilhantina e Os Embalos de Sábado à Noite fizeram de Travolta o maior ídolo daquele final de década.

O filme Os Embalos de Sábado a Noite impulsionou a moda das discotecas entre os brasileiros. Inspiradas na casa novaiorquina Studio 51, diversas casas parecidas foram inauguradas no Brasil. Os músicos de maior sucesso da onda disco foram Village People, Donna Summer, Chic e Bee Gees. Com Sônia Braga no papel principal, a novela Dancin´Days tinha uma discoteca como um dos seus cenários.

Vários músicos brasileiros ingressaram na moda das discotecas. Um deles foi um grupo formado apenas por mulheres chamado As Frenéticas. A música tema da novela Dancin´Days era cantada pelas meninas. Mas houveram outros grupos e cantores: Harmony Cats, Lady Zu e Regina Shakti, que se apresentava na TV brasileira como cover na britânica D. D. Jackson.

O cantor Sidney Magal foi talvez o principal ídolo da música brasileira daquele ano. Com músicas como Sandra Rosa Madalena e O Meu Sangue Ferve por Você, ele tomou as paradas de sucesso. Durante as suas apresentações, Magal encarnava um cigano cantor.

Surgido simultaneamente no Reino Unido e Estados Unidos, o movimento punk começa a tomar a Europa e os Estados Unidos. O grupo que mais deu o que falar nessa época foi o britânico Sex Pistols. Com figurino, atitudes e muita música pesada, os punks desafiaram o status quo da época. Não seria exagero dizer que marcaram toda uma geração. No Brasil, o punk viveu o seu auge a partir de 1979. Os principais grupos brasileiros foram Cólera, Olho Seco, Aborto Elétrico, Detrito Federal e Ratos de Porão.

Embora a TV por assinatura ainda fosse uma realidade distante, os brasileiros já assistiam seriados norte-americanos quase o tempo todo. Planeta dos Macacos, S.W.A.T, Vegas, Kojak, O Homem de Seis Milhões de Dólares, Mulher-Maravilha, A Mulher-Biônica e As Panteras foram alguns desses seriados. Com o sucesso de As Panteras, a atriz norte-americana Farrah Fawcett se transformou em sí mbolo sexual em diversas partes do mundo (ela posou nua para a Playboy de seu país).

Além de Dancin´Days, os brasileiros assistiram as novelas O Pulo do Gato, Maria Maria, A Sucessora, Pecado Rasgado, Gina, Sinal de Alerta e Te Contei?.

Lançado em 1977, o filme Guerra nas Estrelas continuou fazendo sucesso ao longo do ano anterior. Mas as pessoas também assistiram Os Embalos de Sábado à Noite, Grease – Nos Tempos da Brilhantina (imagem acima), Amargo Regresso, A Dama do Lotação, O Franco-Atirador e Super-Homem. Com o ator norte-americano no papel do herói, Super-Homem geraria mais duas continuações.

Os escritores mais lidos entre os anos de 1977 e 1978 foram Agatha Christie, Morris West, J. M. Simmel, Harold Robbins, Jorge Amado e Erick von Däniken. Seus livros sobre supostas visitas de alienígenas tornaram Däniken muito popular.

Nas bancas de jornais brasileiras, saiu a primeira edição da revista Playboy. As crianças conheceram diversos novos personagens do desenhista Maurício de Souza: Pelezinho, Neusinha, Cana Brava, Bonga… O gibi do Pelezinho foi um sucesso. O gibi com a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo também, lançado no encalço da novelinha da Rede Globo com os personagens de Monteiro Lobato, teve vendas bastante satisfatórias.

Entre os modismos de 1978 estão as figurinhas para transferir (espécie de decalques onde bastava raspar para colá-los onde as crianças desejassem), canetas do tipo “Julieta” para pendurar no pescoço, tampinhas da Coca-Cola com os personagens Disney, bonequinhas em miniaturas Fofolete, boneco Falcon (uma espécie de mercenário de barba lançado pela Estrela), aparelhos de TVs portáteis com visual colorido (pareciam bastante com o IMac colorido lançado anos depois pela Apple) e calças jeans USTop. Tudo isso sem esquecer a mania da corrida, o que meses depois seria chamada de cooper.

As crianças chupavam drops Dulcora, os garotos se divertiam com o Telojogo Philco (o pai do Atari, do Playstation e todos os videogames que viriam depois), as jovens usavam meias luréx, as famílias adquiriam geladeiras com água na porta, as donas de casa colocavam congelados Findus no carrinho de supermercado e os homens se perfumavam com as colônias da Atkinson.

Fonte: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário