14/12/2017

CONHEÇA O SUPER-HERÓI MAIS INFLUENTE DO UNIVERSO DOS QUADRINHOS: THE SPIRIT

 
Um dos mais referenciados quadrinistas de todos os tempos é o norte-americano Will Eisner. Autor de obras como Um Contrato com Deus, O Edifício, Pessoas Invisíveis e Sundiata, o Leão de Mali, ele é cultuado tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Eisner possui também uma legião de fãs no Brasil. Mas o personagem que mais marcou a carreira desse gênio das história em quadrinhos, é The Spirit.
Publicado pela primeira vez em junho de 1940, The Spirit logo conquistaria os fãs de quadrinhos norte-americanos. O detalhe é que era o próprio Eisner quem normalmente roteirizava e desenhava as histórias.
Os enquadramentos dos personagens, os jogos de luz e sombra e os roteiros sofisticados chamaram muito a atenção tanto do público quanto da crítica. O sucesso foi estrondoso, não há como negar.
The Spirit era um dos nomes de Denny Colt, um policial considerado morto, mas que não só estava vivo, como lutava com frequência contra o crime. Vivia num esconderijo dentro de um cemitério e era apoiado pelo amigo e chefe de polícia de Central City, comissário Nolan. Além dele, The Spirit contava com o auxílio de Ellen Nolan, filha do comissário, e Ébano, seu parceiro mirim. Vivia rodeado de mulheres fatais e ameaçado por vilões das mais diferentes estirpes.
Curioso é que ele não usava máscara nas primeiras histórias. O acessório só apareceu por influência dos fãs e amigos.
A influência de Will Eisner e seu personagem sobre outros quadrinistas/artistas foi avassaladora. Entre os fãs declarados de The Spirit estão Neil Gaiman, Alan Moore, Moebius e Frank Miller. Por sinal, coube a Miller a difícil tarefa de adaptar o personagem para o cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário