10/12/2017

A ARCA DE NOÉ E OUTROS CINCO MUSICAIS INFANTIS QUE MARCARAM OS ANOS 80

 
O poeta e compositor Vinícius de Morais sonhava em lançar um disco com composições para crianças. Infelizmente, ele não viveu o suficiente para ver esse projeto pronto. Ele só se tornou realidade em meados dos anos 80, quando a Rede Globo lançou o programa musical Vinícius para Crianças – A Arca de Noé.
A Arca de Noé, como ficou mais conhecido, apresentava diferentes quadros com canções infanto-juvenis interpretadas por grandes nomes da MPB: Tom Zé, Marina, Elis Regina, Milton Nascimento, Ney Matogrosso... Além de exibido em diversos países, ele ganhou o prêmio Emmy de melhor programa infanto-juvenil daquele ano.
O sucesso do primeiro programa – exibido como um especial da antiga Sexta-Super – motivou a emissora a lançar A Arca de Noé 2, com a mesma proposta do original. Mas ele está longe de ser o único programa infantil da emissora. Houveram outros, sobre os quais você vai saber a seguir:

Pirlimpimpim – Foi lançado em 1982, ano do centenário de nascimento do escritor Monteiro Lobato. Com a participação da menina Aretha – cuja desenvoltura em A Arca de Noé chamou a atenção dos diretores da Globo –, ele falava basicamente sobre os personagens e histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A boneca Emília foi interpretada por Baby Consuelo e o Visconde de Sabugosa, por Moraes Moreira. Um dos destaques do programa foi a música Nosso Lindo Balão Azul, que se tornou hit nas rádios de norte a sul do Brasil. Pirlimpimpim também teve uma continuação.

Casa de Brinquedos – Lançado em 1983, foi elaborado em cima de um disco homônimo de Toquinho. Novamente com a participação de Aretha, ele contava a aventura de uma garotinha numa pequena fábrica de brinquedos. Os números musicais foram interpretados por Lucinha Lins, Tom Zé, MPB-4, Chico Buarque e o próprio Toquinho. Assim como A Arca de Noé e Pirlimpimpim, as músicas foram lançadas em disco pela Som Livre.

Plunct Plact Zum – Esse musical também entrou no ar em 1983. Era uma adaptação da peça Filhos Enrolados de Pais Separados. Contava a aventura de um grupo de crianças – entre as quais a onipresente Aretha, é óbvio –, em direção ao Planeta Doce. Os quadros musicais tiveram participações de nomes consagrados da geração roqueira dos anos 80, tais como Barão Vermelho e Blitz. O quadro de maior sucesso foi interpretado pelo saudoso Raul Seixas, com a música Carimbador Maluco. Também ganhou uma segunda versão.

A Turma do Pererê – Exibido em 1983, o programa contou com as participações de Fagner, Luiz Melodia, Gal Costa, Ivan Lins e Guilherme Arantes, entre outros. Contava a história de uma turma de animais e seu amigo Saci-pererê na Mata do Fundão. Era baseado nos personagens dos quadrinhos criados pelo cartunista Ziraldo.

Aventura no Corpo Humano – Esse programa explicava o funcionamento do corpo humano para as crianças. Teve a participação de Aretha e do humorista José Vasconcelos. Assim como os programas acima mencionados, os números musicais foram interpretados por nomes consagrados da MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário