03/10/2017

UM DOS MAIS ORIGINAIS SERIADOS COM TEMÁTICA POLICIAL: COLUMBO



Praticamente desconhecido das novas gerações, a série Columbo marcou a vida de milhões de pessoas com mais de 50 anos. Quem nos seus 50, 60, 70 anos de idade não lembra do detetive de perguntas aparentemente despretensiosas e tolas que consegue desvendar os mais intrincados assassinatos?
Estrela por Peter Falk, Columbo estreou na TV norte-americana em 1968. Teve 11 temporadas, que curiosamente totalizaram apenas 69 episódios.
Diferentemente dos demais seriados policiais, Columbo sempre começava mostrando claramente quem era o assassino. As histórias giravam em torno do álibi montado pelo criminoso para encobrir o crime e/ou livrar-se da justiça. Sempre cabia a Columbo investigar o que realmente tinha acontecido e montar o quebra-cabeça criado pelo assassino.
O detalhe é que Columbo fugia em muitos aspectos do estereótipo do detetive dos demais filmes e seriados com tramas policiais (o protagonista que mais chegou perto dele recentemente foi Adrian Monk). Além de ser um sujeito pouco atraente, ele usava um sobretudo surrado e estava sempre com um cigarro na ponta dos dedos. Dirigia um automóvel um tanto antigo e jamais saia atrás dos criminosos em perseguições alucinadas.
Columbo deixava os criminosos seguros de si, crentes de que jamais iriam para a cadeia. Fazia perguntas idiotas, mas sempre disposto a juntar as peças do quebra-cabeça e desvendar os crimes.
O sucesso do seriado foi tão grande que ele acabou voltando com novos episódios após um hiato de 10 anos. Ele também deu origem a outra série, dessa vez com a esposa do detetive, Kate Columbo, como protagonista.
Interessante é que um dos diretores do seriado foi um jovem cineasta chamado Steven Spielberg.
Columbo foi inicialmente exibido no Brasil pela TV. Entrava no ar numa faixa chamada Os Detetives, junto com McCloud e o casal McMillan. Durante a década de 80 foi exibido pela TVS e mais tarde pela Record e Universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário