06/10/2017

FÉLIX, UM GATO COM QUASE 100 ANOS DE VIDA

 
Um dos personagens mais antigos da história da animação é ninguém menos que o Gato Félix. Acredite se quiser, mas ele foi criado em 1919 e estreou nos cinemas em 1920.
Félix foi criado pelo cartunista norte-americano Otto Messmer. Alguns historiadores, no entanto, creditam a sua criação ao produtor e cartunista Pat Sullivan (Messmer seria apenas ghost-writer de Sullivan).
Félix estreou em tiras de jornais produzidas por Pat Sullivan e distribuídas pela King Features Syndicate. No ano seguinte, seria lançado com sucesso no cinema mudo. Chegou a ser um dos desenhos mais populares daquela época, decaindo apenas quando Walt Disney estreou seu mais famoso personagem: Mickey Mouse. 
Messmer e Sullivan tentaram lançar uma versão para cinema falado do personagem, mas fracassaram. Félix só não desapareceu de uma vez por todas graças à atuação de Joe Oriolo, que também criou Gasparzinho. Ele produziu para a TV uma antologia com desenhos mudos e falados com o personagem. Por sinal, Oriolo fez muito mais do que isso: ele redesenhou o personagem, além de que criou novos personagens para os seus desenhos. Foi também ele quem deu a famosa sacolinha mágica para Félix.
Foi Oriolo quem produziu para a TV a série mais conhecida de Félix, com a participação do garoto Poindexter e do vilão Professor com seu ajudante Rock Bottom. Foram esses desenhos que chegaram ao Brasil no final dos 60 e foram reprisados ao longo dos anos 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário