09/10/2017

BLADE RUNNER, A EXCEPCIONAL TRILHA SONORA EM ESTILO NEW AGE BY VANGELIS

 
A música estilo new age conquistou milhões de fãs entre o final dos anos 70 e início dos 80. Entre os principais responsáveis pela façanha estão o japonês Kitaro e o grego Vangelis. Esse último chegou a ganhar o Oscar de melhor trilha sonora pelo filme Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, em inglês).
Alguns trabalhos de Vangelis são excepcionais. É o caso do álbum Antarctida, que precisa ser ouvido por todos que curtem músicas com efeitos surpreendentes (e diferentes de tudo o que estamos acostumados a ouvir atualmente). Mas ele surpreende de verdade é com a trilha sonora de Blade Runner – O Caçador de Androides, de 1982.
É impossível manter-se indiferente diante de Love Themes e One More Kiss, Dear, duas das principais faixas de Blade Runner. A primeira é uma baladona com um sax super estiloso. E a segunda, é uma música com vocal (algo não muito comum em se tratando de Vangelis). Outra faixa surpreendente é End Title. Ela fez tanto sucesso na época que chegou a ser utilizada em comerciais de TV e reportagens com cenas de aventura.
Mas o que esperar de Blade Runnner 2049, composta por Hans Zimmer, outra fera das trilhas sonoras? Se você gosta de new age, irá se surpreender. Zimmer consegue ser tão denso quanto Vangelis. Junto com Benjamin Wallfisch, ele conseguiu a proeza de dialogar com o trabalho de Vangelis (os fãs só estranharão as presenças de Elvis Presley e Frank Sinatra, mas, uma vez que eles se encaixaram muitíssimo bem no filme, é algo totalmente perdoável).
Blade Runner – diga-se, a trilha do filme original – foi lançada três vezes: em 1982, 1994 e 2007. As duas últimas incluem músicas que não foram incluídas na versão original. Mas acho que não precisava. De modo algum.

Um comentário:

  1. Sempre acompanhei o trabalho de Denis Villeneuve, quando soube que lançaria este filme, esperei com todo o meu ser a estréia. Blade Runner 2049 filme e meu favorita. O que mais eu gostei deste filme é a musica com a que a ambientaram cada situação da historia. Poucos reconhecem o grande trabalho que se faz com a música dos filmes, realmente eu só veia o filme e me assustava ou me emocionava, mas descobri que muitos dessas emoções são graças a um bom trabalho do Hans Zimmer y Benjamin Wallfisch, la recomendo muito.

    ResponderExcluir