02/08/2017

UMA VIAGEM A UM MUNDO ONDE TUDO É ENORME NA SÉRIE TERRA DE GIGANTES


Pelo menos nove de cada dez cidadãos entre 50 e 60 anos de idades devem se lembrar de seriados antigos como Túnel do Tempo, Viagem ao Fundo do Mar, Perdidos no Espaço e Terra de Gigantes, entre outros. Se fosse feita uma enquete para escolher de qual eles mais gostavam, as respostas serão múltiplas, mas é quase certo que Terra de Gigantes será um dos mais citados.
Terra de Gigantes foi criada por ninguém menos que Irwin Allen (obs: leia os textos sobre Viagem ao Fundo do Mar, ou sobre Túnel do Tempo). Ele é um dos mais famosos roteiristas/criadores de séries de ficção científica dos anos 1960.
O seriado entrou pela primeira vez no ar nos Estados Unidos pela rede ABC, em 1968. Com duas temporadas, totalizando 51 episódios, ele foi encerrado em 1970. Os episódios tinham 60 minutos de duração.
Terra de Gigantes contava as aventuras dos tripulantes de uma nave sub-orbital que, durante um voo entre Los Angeles e Londres, é colhida por uma tempestade espacial e levada para outro planeta/dimensão. Curiosamente, esse planeta é em muitos aspectos parecido com a Terra, mas com uma diferença: lá, tudo é gigante. Assim que pousam, eles são com frequência capturados por gigantes gananciosos e obrigando seus amigos a resgatá-los. O detalhe é que os humanos gigantes viviam numa espécie de Estado totalitário, mais ou menos parecido com a antiga União Soviética.
Os cenários eram construídos de modo que parecessem ser enormes para os protagonistas. Isso afetou uma bocado o orçamento da série e, segundo algumas línguas, contribuiu para o seu encerramento precoce.
A série foi exibida pela Record, Globo, Tupi e mais recentemente pela Rede Brasil de Televisão, em canal aberto. É constantemente relançada em DVD.
Uma curiosidade: a nave de Terra de Gigantes era idêntica a de Perdidos no Espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário