20/08/2017

TARZAN, O REI DAS SELVAS E SUAS AVENTURAS NAS BANCAS DE JORNAL


Tarzan, o rei das selvas, é um dos personagens de maior sucesso da cultura pop. Transformou-se ao longo do tempo em filme, série de TV, desenho animado, livro, histórias em quadrinhos... Ainda falaremos bastante dele aqui no Modas e Manias.
O fato é que ele nasceu na mente fértil do escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs em 1912, quando teve sua primeira história publicada (um detalhe: Burroughs tinha 35 anos na época). O sucesso estrondoso levou o autor a escrever mais de 20 livros com o personagem.
Como possuía os direitos autorais sobre o personagem, Burroughs acabou inevitavelmente enriquecendo.
Tarzan chegou aos quadrinhos em 1929, numa publicação da Metropolitan Newspaper Service (futura United Feature Syndicate), desenhado por Hal Foster. As tiras continuaram sendo publicadas em jornais norte-americanos durante décadas. Vários desenhistas se dedicaram ao personagem durante esse tempo, inclusive algumas “feras” dos quadrinhos, como John Buscema.
Tarzan apareceu pela primeira vez numa publicação em quadrinhos brasileira em 1934, no número 31 do Suplemento Juvenil. Já a primeira revista totalmente dedicada ao personagem surgiu em 1951, com uma foto do ator Lex Barker como o herói das selvas. A revista seria a mais duradoura da antiga EBAL, sendo publicado por décadas. Além da publicação periódica, a edição publicou diversas edições especiais. Interessante é que elas costumavam vir com fotos dos atores que interpretaram Tarzan nos cinemas.
A revista de Tarzan saiu do mercado, assim como a EBAL. Mesmo assim, histórias com o personagem continuaram sendo publicadas por diversas editoras. Uma dessas últimas publicações foi Tarzan: Conto das Selvas, da Pixel Media, lançada em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário