15/08/2017

REPÓRTER ESSO, MAPPIM MOVIETONE E OUTROS PROGRAMAS PATROCINADOS QUE MARCARAM ÉPOCA


 O Repórter Esso, um dos programas mais famosos da história da televisão brasileira, surgiu antes da própria televisão. Estreou em 1941, na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro. Noticiou a bomba atômica de Hiroshima, o suicídio de Getúlio Vargas, a renúncia de Jânio Quadros... Em 1952, migrou para a novíssima TV Tupi, tornando-se um dos primeiros telejornais da história da TV brasileira. O detalhe é que o Repórter Esso (ou Seu Repórter Esso) não foi o primeiro nem o último programa de TV patrocinado até no nome. Existiram outros, como veremos a seguir:

CIRCO BOMBRIL (TV Tupi) – Programa infantil transmitido entre 1951 e 1964 pela TV Tupi. Seu principal apresentador foi o palhaço Carequinha.

TROFÉU ESTRELA (TV Tupi) – Também transmitido pela emissora inaugurada por Assis Chateaubriand, o Menores da Semana tornou-se mais conhecido como Troféu Estrela. Ele premiava as melhores atrações infantis da emissora ao longo da semana. Foi transmitido em 1951.

MAPPIM MOVIETONE (TV Paulista) – Era patrocinado pela saudosa loja de departamentos Mappim. Consistia num programa jornalístico transmitido em 1953 e 1965.

PULLMAN JR. (TV Record e TV Gazeta) – Estreou em 1953 na TV Record, onde permaneceu até 1969. Voltou ao ar em 1978 pela TV Gazeta. Consistia num programa infantil que recebia crianças – normalmente de caravanas de escolas – que sentavam-se em mesinhas enquanto comiam os pães e bolos do patrocinador Pullman e assistiam desenhos animados.

GINCANA KIBON (TV Record) – Estreou em 1955 na TV Record. Era um programa para crianças com brincadeiras, gincanas e apresentações de novos talentos infantis. Foi um dos programas infantis mais longos da história da TV brasileira. Um dos talentos revelados pelo Gincana Kibon (ou Grande Gincana Kibon) foi a apresentadora Ione Borges, que participou interpretando músicas de Celly Campello.

TEATRINHO TROL (TV Tupi) – Patrocinado pela fabricante de brinquedos Trol, o Teatrinho Trol estreou em 1956, saindo do ar dez anos depois. Consistia num programa com peças/contos infantis adaptados para a televisão.

BOATE DA CASAS DA BANHA (TV Tupi) – Transmitido entre 1958 e 1961, consistia num programa de humor com participação de humoristas da Rádio Nacional. Era patrocinado pela rede de supermercados Casas da Banha e sempre entrava no ar aos sábados, depois do Repórter Esso.

OS PATRULHEIROS TODDY (TV Bandeirantes) – Não era propriamente um programa, mas um seriado norte-americano (Tales of The Texas Rangers) transmitido no Brasil com o patrocínio do achocolatado Toddy. Dizem que foi uma resposta do fabricante do Toddy à Nestlé, que na época patrocinava O Vigilante Rodoviário. Estreou em 1959.

MPB-SHELL (TV Globo) – Patrocinado pela Shell, foi um festival de música transmitido pela Globo em 1980. Digamos que foi uma tentativa da Globo de reviver os grandes festivais da segunda metade dos anos 1960. Ajudou a impulsionar a carreira de cantores como Oswaldo Montenegro, Tetê Espíndola, Raimundo Sodré, Jessé e outros.

Outros programas patrocinados: Sabatinas Maizena, Divertimentos Ducal, Espetáculos Tonelux, Vesperal Antarctica (o mesmo programa outrora chamado de Teatrinho Trol, só que com outro patrocinador) e Cartilha Musical Pirani.

Fontes: Wikipédia, Mofolândia, InfanTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário