18/08/2017

NEVERMIND - O ÁLBUM QUE LEVOU O NIRVANA AO OLIMPO DO ROCK


O Nirvana foi uma banda de rock surgida nos Estados Unidos no início dos anos 1990. Foi um das precursoras do movimento grunge, um subgênero musical com influências da música punk, do heavy metal e do indie rock. O grunge foi um dos principais modismos musicais daqueles anos. Além do Nirvana, as principais bandas do estilo foram Soundgarden, Alice in Chains e Pearl Jam, entre outras.
O Nirvana era formado por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dav Grohl. Teve uma carreira meteórica, interrompida pela morte subida do vocalista Kurt Cobain.
Ao longo de sua carreira, o Nirvana lançou apenas três álbuns de estúdio: Bleach, Nevermind e In Utero. Outros três álbuns ao vivo foram lançados depois da morte de Kurt Cobain.
O álbum de maior sucesso da banda foi Nevermind, lançado em 24 de setembro de 1991. A principal responsável pela grande popularidade da banda foi a faixa Smell Like Teen Spirit. O clipe com a banda tocando no que seria um ginásio de um colégio estourou na MTV.
Smell Like Teen Spirit se tornou faixa de abertura do primeiro single de Nevermind. Alcançou os primeiros lugares das paradas de diversos países. Foi também uma das faixas mais elogiadas pela crítica. Mas ela está longe de ser a única música realmente boa de Nevermind.
O álbum originou outros singles de sucesso: Come as You Are, Lithium e In Bloom. Com letra e composição de Kurt Cobain, Come as You Are não chegou a fazer tanto sucesso quanto Smell Like..., mas foi com frequência citadas nas listas de músicas mais ouvidas de 1992.
Também chamou bastante a atenção da crítica/pública a capa do álbum, com um bebê nadando atrás de uma nota de dólar. Ela continua sendo lembrada como a capa-símbolo, vamos assim dizer, do Nirvana. Tanto que volta e meia aparece em camisetas da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário