12/08/2017

BOLOTA, A INESQUECÍVEL GORDINHA AMIGA DA BROTOEJA



A editora Pixel tem revivido inúmeras personagens esquecidos das gerações mais novas, entre as quais Touro Sentado, Bolinha e Riquinho. Recemente, ela lançou uma edição das histórias de Riquinho com a participação de ninguém menos que Brotoeja, Tininha e Bolota.
Como o próprio nome dá a entender, Bolota (Little Lotta, no original) é uma menina gordinha e comilona que não pensa em outra coisa que não seja comer. Devido ao seu, digamos, “porte avantajado”, ela é também muito forte. Apareceu pela primeira vez em 1953 numa história de Little Doty, a Brotoeja.
Com o passar do tempo, Bolota deixou de ser coadjuvante e passou a ter suas próprias histórias. No Brasil, o gibi com a personagem foi durante anos publicado pela antiga Rio Gráfica.
Bolota era com frequência retratada nas capas como uma menina comilona e/ou em apuros com o seu peso. Repetia o estereótipo do gordinho que vive em dificuldade por causa da obesidade (o que algumas pessoas atualmente consideram preconceito).
Tenho que lembrar que Brotoeja, Bolota, Riquinho e Gasparzinho, entre outros personagens, foram publicados nos Estados Unidos pela editora de quadrinhos Harvey Comics. Eles foram criados pela produtora Famous Studios (uma antiga divisão da Paramount Pictures) e tiveram os direitos de exibição transferidos pela Harvey. Os mais famosos são até hoje Riquinho e Gasparzinho, que chegaram a ganhar versões para os cinemas com atores de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário