01/08/2017

"A QUALIDADE QUE A VIDA MERECE" COM OS PRODUTOS DA PROSDÓCIMO


A maioria dos jovens na faixa dos 20 anos certamente nunca ouviu falar das marcas de eletrodomésticos Semer, Climax, Frigidaire e Prosdócimo. Elas fabricavam produtos da linha branca como fogões e geladeiras. A Semer, por exemplo, era um grande fabricante de fogões. Mas vamos falar da Prosdócimo.
A empresa surgiu em Curitiba em 1949 com o nome Refrigeração Paraná S/A (Refripar). Foi fundada por um dos integrantes da família Prosdócimo, até então conhecida pelas Lojas Prosdócimo e por ser um importante fabricante de bicicletas do sul do país.
O ponto forte da Refripar era a linha de freezers, geladeiras e condicionadores de ar. Ao assumir o controle das Indústrias Pereira Lopes S/A, de São Carlos, São Paulo, ela se tornou a segunda maior fabricante de produtos desse tipo. Cabe lembrar que a Pereira Lopes fabricava itens das marcas Gelomatic e Climax. A maior concorrente da Prosdócimo era a Brastemp.
A marca sobreviveu até a segunda metade dos anos 1990, quando foi vendida para o grupo sueco Electrolux. De início, os novos controladores prometeram manter a marca Prosdócimo, comercializando os produtos como Electrolux-Prosdócimo. Um ano depois, mudaram de ideia e extinguiram definitivamente a marca Prosdócimo. 
Um dos slogans mais lembrados da marca é "a qualidade que a vida merece".
A Prosdócimo chegou a empregar em torno de 7 mil pessoas e faturar R$ 1 bilhão por ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário