04/06/2017

QUEM É E COMO SURGIU O PERSONAGEM DOS QUADRINHOS BRUCUTU



O personagem dos quadrinhos Brucutu surgiu nos Estados Unidos em 1932. Foi criado por Vincent T. Hamlin com o nome original de Alley Oop. Curioso é que Alley Oop é um nome tirado do grito de incentivo de ginastas e trapezistas, em francês, allez oup (cuja tradução soa como Vamos lá!).
Brucutu foi criado para uma campanha publicitária de uma companhia de petróleo. Em 1933, começou a ser publicado em tiras diárias em diversos jornais norte-americanos. E assim foi durante 40 anos, quando Hamlim resolveu se aposentar. Suas tiras continuam sendo publicadas nos Estados Unidos, embora por outros desenhistas. Mas quem era Brucutu?
Tido como uma espécie de Popeye das cavernas, Brucutu habitava o reino de Mu. Tinha um amigo chamado Foozy e uma namorada com o nome Ulla. Seu animal de estimação era o dinossauro Dinny. Carregava sempre um machado consigo. Mu vivia em enterno conflito com o reino de Lem (dizem que Mu e Lem eram referência aos lendários continentes de Mu e Lemúria).
Brucutu começou a ser publicado no Brasil pelo suplemento Gibi, do jornal carioca O Globo. Foi ao lado de personagens como Ferdinando e Príncipe Valente, um dos principais chamarizes da publicação. Teve um gibi próprio durante os anos 1970. Nos anos 2010, Brucutu completou 80 anos, o que faz dele um dos personagens mais antigos do universo dos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário