09/06/2017

QUE FIM LEVOU O HOMEM DO SAPATO BRANCO?


Jacinto Figueira Júnior, o Homem do Sapato Branco, nasceu em São Paulo em 1927 e morreu na mesma cidade em 2005.
Conheceu a fama nos anos 1950, quando se apresentava com sua banda de country music, chamada Júnior e Seus Cowboys. Foi só na década seguinte que começou efetivamente a trabalhar na TV, no programa Fato em Foco da TV Cultura (detalhe: na época, a emissora era de propriedade dos Diários Associados).
O programa O Homem do Sapato Branco surgiu em 1966, na Rede Globo. Ficou pouco tempo no ar por problemas com a ditadura militar, sendo retomado apenas nos anos 80, quando passou pela Record, SBT e Bandeirantes.
Como o próprio nome do programa indicava, Jacinto usava um sapato branco durante as gravações. Além de trabalhar com prestação de serviço, ele apresentava casos policiais e conjugais (casais chegavam a brigar diante das câmeras). A atração começava com a câmera focalizando seus sapatos.
A ideia de usar um sapato nessa cor surgiu, nas palavras do próprio Jacinto porque “homens de sapato branco como médicos, dentistas e enfermeiros era pessoas de bem”.
Jacinto morreu pobre e abandonado. Mal tinha condições de pagar o condomínio do imóvel onde morava. Teve um derrame cerebral, que prejudicou seriamente tanto a audição quanto a locomoção. Passou muito tempo internado e veio a falecer em dezembro de 2007.
De maneira geral, foi Jacinto o precursor de programas que misturavam ocorrências policiais com casos mundo cão (ou seja, surgiu muito antes de Ratinho, José Luís Datena e Marcelo Rezende).

Nenhum comentário:

Postar um comentário