15/06/2017

PANTANAL, A NOVELA QUE INCOMODOU A GLOBO NO HORÁRIO NOBRE



Exibida pela antiga Rede Manchete, a novela Pantanal incomodou a toda poderosa Rede Globo e chegou a ser capa da revista Veja.
Escrita por ninguém menos que Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990, Pantanal entrou para a história da televisão brasileira por uma vasta gama de motivos que não atrapalhar a audiência da Vênus Platinada. Foi, para começo de conversa, uma das primeiras produções do tipo com pegada ecológica. As cenas aéreas do Pantanal mato-grossense durante os períodos de cheia encantaram o público. Outro motivo foi a trilha sonora, que deu algum destaque para a música regional. Não podemos esquecer da excelente trama e ótimo elenco.
Com Cristiana Oliveira, Marcos Winter, Cláudio Marzo, Marcos Palmeira e outros grandes atores no elenco, Pantanal não deixou nada a desejar no quesito talento.
Pantanal contava a história do fazendeiro José Leôncio e do filho criado na cidade grande, Joventino (que tinha o mesmo nome do avô, que desaparecera no início da trama). Outra personagem de grande participação foi Juma Marruá, uma moça do mato por quem Joventino se apaixona e que muitos acreditam transformar-se em onça-pintada.
O sucesso da novela levou a Manchete a lançar duas trilhas sonoras. A atriz Luciene Adami conquistou a simpatia do público com a personagem Guta, tendo sido convidada para posar para a revista Playboy. A música de abertura ajudou a popularizar o grupo Sagrado Coração da Terra que, curiosamente, tinha forte influência do rock progressivo. Pantanal motivou a Manchete a lançar outras duas novelas com temática regional, ambas com sucesso bastante limitado: A História de Ana Raio e Zé Trovão e Amazônia.
Pantanal foi reprisada em 2008 pelo SBT. E, acredite se quiser, ela chegou mais uma vez a incomodar a Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário