06/06/2017

O ETERNO ÍDOLO DO RÁDIO BRASILEIRO: BARROS DE ALENCAR



O compositor, cantor e radialista Barros de Alencar nasceu como Cristóvão Barros de Alencar  na cidade paraibana de Borborema. Morreu em São Paulo em junho de 2017, aos 84 anos.
Barros de Alencar começou sua carreira como radialista da Rádio Borborema, em Campina Grande. Durante os anos 1960, passou também pelas rádios Tupi, Record e América. Seu primeiro disco foi lançado em 1966. Na Record, apresentava os principais sucessos da Jovem Guarda.
Seu refrão mais famoso foi criado durante a passagem pela Rádio Tupi: “Alô, mulheres, segurem-se nas cadeiras. Alô, marmanjos, não façam besteira”.
Como cantor, emplacou hits como Namorados, Emanuella (versão nacional de uma música de sucesso na época) e Primeira Carta. Seu último Lp, Sentimental, foi gravado em 1979.
Nos anos 1980, apresentou o programa Barros de Alencar nas tardes de sábado da TV Record. Além de receber os cantores que estavam em moda, eventualmente apresentava cantores internacionais. Seu programa permaneceu no ar durante quatro anos.
Barros afastou-se do rádio em decorrência de um problema na garganta, que prejudicou sua voz de modo significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário