11/06/2017

DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS, O SEGUNDO FILME MAIS VISTO DA HISTÓRIA DO CINEMA NACIONAL


Entre as novelas de maior audiência do horário das 22h transmitidas na década de 1970, vale lembrar de Saramandaia e Gabriela.
Baseada na obra do escritor baiano Jorge Amado, Gabriela ajudou a alçar Sônia Braga como uma das maiores atrizes brasileiras. Não lhe faltaram convites para fazer cinema. Dona Flor e Seus Dois Maridos e A Dama do Lotação, ambos protagonizados por Sônia, levaram milhões de compatriotas aos cinemas. Não é sem motivo que Dona Flor (por sinal, outra adaptação de Jorge Amado) foi durante quase 35 anos o filme mais visto da história do cinema nacional, sendo ultrapassado apenas em 2010 por Tropa de Elite.
Lançado em 1976, Dona Flor e Seus Dois Maridos tinha Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça no elenco. Foi dirigido por Bruno Barreto. Chegou a ser indicado para o Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro. Ganhou dois Kikitos de ouro no Festival de Gramado. E o mais incrível: vendeu 10,7 milhões de ingressos.
Dona Flor foi adaptado em 1982 para os cinemas norte-americanos como Meu Adorável Fantasma (Sally Field, no papel da protagonista). Ganhou outra refilmagem brasileira em 2016, com Juliana Lopes, Leandro Hassum e Marcelo Faria. Também recentemente virou minissérie exibida pelo Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário