30/06/2017

DAVID BOWIE, O CAMALEÃO QUE MARCOU O CENÁRIO MUSICAL DAS ÚLTIMA DÉCADAS




Famoso por músicas como Let’s Dance, Heroes, Space Oddity, Life on Mars, Starman e Ziggy Stardust, o camaleão David Bowie foi uma das maiores figuras do rock/pop dos anos 1970. Ele será para sempre lembrado como uma das personalidades mais criativas do cenário musical das últimas décadas.
David Robert Jones nasceu em Brixton, ao sul de Londres, em 1947. Ingressou na carreira musical aos 15 anos de idade, quando fundou sua primeira banda. Mas o sucesso só viria no finalzinho dos anos 60, quando lançou a música Space Oddity, que alcançou o 5º lugar nas paradas britânicas.
Ele era tido por muitos como o criador do glam rock (ou “glamour rock”), um estilo predominante no Reino Unido na época do lançamento do álbum Ziggy Stardust – ou mais propriamente The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Aliás, foi nessa época que gravou seus trabalhos mais inesquecíveis, entre os quais Alladin Sane e Diamond Dogs.
Bowie chegou a trabalhar em parceria com grandes ídolos da música, entre os quais John Lennon, Elton John, Lou Reed, Peter Frampton, Tina Turner, Freddie Mercury. Por sinal, ele era amigo de infância de Frampton.
Como ator, trabalhou nos filmes Christiane F., Fome de Viver, Labirinto, Furyo - Em Nome da Honra, A Última Tentação de Cristo e O Grande Truque.
Era casado desde 1992 com a modelo somali Iman Abdulmajd, com que teve uma filha chamada Alexandra Zahra.
Devido a uma artéria bloqueada, passou por uma cirurgia no coração e fez uma pausa na carreira em 2004. Acreditava-se que tinha saído definitivamente de cena, mas voltou a gravar em 2013. Blackstar, seu último trabalho, foi lançado em 2016.
David Bowie faleceu em virtude de um câncer em janeiro de 2016. Vendeu 140 milhões de discos durante toda a carreira. E certamente deixou milhões de órfãos de seu talento.
Uma curiosidade: Bowie era chamado de Camaleão graças em grande parte a sua aptidão para reinventar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário