21/06/2017

DANCIN' DAYS, A NOVELA QUE AJUDOU O BRASIL A CAIR NA ONDA DISCO


Reprisada recentemente pelo canal por assinatura Viva, a novela Dancin’ Days foi um dos mais bem sucedidos folhetins de autoria de Gilberto Braga. Não seria exagero dizer que foi também uma das novelas de maior audiência dos anos 70. E, obviamente, uma das melhores da história da telenovela.
O grande público simplesmente adorou Dancin’ Days, e por várias razões. A trama cativante foi a primeira delas, além da excelente atuação das atrizes Sônia Braga e Joana Fomm. Outra foi a trilha sonora, marcada sobretudo pelos grandes sucessos da onda disco. De certa forma, foi Dancin’ Days quem ajudou a popularizar os grandes astros da disco music no Brasil (não esquecendo do sucesso estrondoso do filme Os Embalos de Sábado à Noite, que também popularizou aquela moda).
Dancin’ Days ajudou a criar diversos modismos, como as meias de luréx presentes das capas das trilhas sonoras nacional e internacional.
A trama era centrada na história de Júlia Matos, personagem de Sônia Braga. Após passar anos na prisão, ela tenta se reintegrar à sociedade e recuperar o amor da filha, criada pela irmã Yolanda (Joana Fonn). Nesse meio tempo, conhece o diplomata Cacá (Antônio Fagundes), por quem se apaixona perdidamente. Júlia faz de tudo para se reaproximar da filha, mas é sempre impedida pela irmã Yolanda. Depois de ser presa temporariamente por abuso de álcool, ela faz uma viagem à Europa e volta totalmente mudada. Tenta se vingar de todos que a prejudicaram, mas ainda sofre com a rejeição de Marisa (Glória Pires). No final, Júlia se reconcilia até com a irmã Yolanda, com quem tivera uma briga fenomenal na discoteca que servia como um dos cenários da novela.
A trilha sonora da novela vendeu como água. Algumas das músicas eram interpretadas pelo grupo feminino Harmony Cats, presença marcante dos programas de auditório daquele período. Outro grupo que lucrou bastante com a popularidade da novela foi As Frenéticas, quem cantava a música de abertura.
Dancin’ Days foi uma das raras novelas a ser transmitida pela rede mexicana Televisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário