24/05/2017

DOM E RAVEL E A TRILHA SONORA DO REGIME MILITAR



É sabido que o regime militar incentivava o patriotismo através de paradas militares, comerciais de TV, campanhas institucionais nas escolas e música, muita música. Eram canções que diziam coisas como “Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil” e “Eu te amo, meu Brasil, eu te amo”. Parte dessas composições foi criada por dois irmãos cearenses que viviam em São Paulo: Eustáquio Gomes de Farias e Eduardo Gomes de Farias, ou melhor, Dom e Ravel. O maior sucesso da dupla foi Eu Te Amo Meu Brasil, gravada inicialmente pelo grupo Os Incríveis em 1969. Com o milagre econômico e a conquista da Copa do Mundo do México, em 1970, a música esteve em quase todas as paradas de sucesso. Dom e Ravel se transformaram em símbolo de patriotismo. São deles também as músicas Só o Amor Constrói e Você Também é Responsável. Essa última elogiava o Mobral, um programa de erradicação do analfabetismo criado pelo governo militar. Cantava “Você também é responsável/Então me ensine a escrever/Eu tenho a minha mão domável/Eu sinto a sede do saber”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário