23/11/2015

BONANZA E OUTRAS SÉRIES CLÁSSICA DE FAROESTE

Chamados no Brasil de faroestes (do inglês "far west", ou "oeste distante") e bang-bang, os filmes ambientados no velho Oeste norte-americano fizeram um sucesso estrondoso entre os anos 1960 e 1970. Como não podia deixar de ser, várias séries sobre o tema foram lançadas pela TV norte-americana na época, a maioria com boa audiência no Brasil.
As mais famosas séries de faroeste exibidas pela TV brasileira são Bonanza, Gunsmoke, Chaparral, Rin Tin Tin, Zorro e Bat Masterson.
Bonanza estreou nos Estados Unidos em setembro de 1959. Foi exibida até 1973, o que faz dela uma das séries mais longevas sobre o tema. Narrava o dia a dia e as aventuras de Ben Cartright, que vivia no rancho Ponderosa. O rancho ficava perto da cidade de Virginia City, no estado de Nevada.
Curiosamente, Bonanza não foi a série sobre o tema de maior longevidade da TV dos Estados Unidos. A campeã foi Gunsmoke, que durou 20 temporadas. Aliás, Gunsmoke foi a série de maior duração da história da TV, sendo superada apenas pela animação Os Simpsons.
Na trilha do sucesso de Bonanza e demais séries, foram lançados no Brasil diversos produtos alusivos ao velho oeste: livros de bolso, histórias em quadrinhos e brinquedos. O brinquedo preferido foi o Forte Apache, um dos sonhos de consumo dos garotos dos anos 60 e 70

Clique aqui e descubra outras curiosidades sobre o faroeste.

Confira algumas imagens de Bonanza e outras séries de "far west".










Nenhum comentário:

Postar um comentário