03/02/2010

TRILHAS DE NOVELAS - CURIOSIDADES


A primeira trilha foi a da novela Véu de Noiva, lançada pela gravadora Philips em parceria com a Rede Globo. A primeira com músicas estrangeiras foi a de O Cafona, lançada em 1971. Confira nas linhas a seguir mais algumas curiosidades sobre trilhas sonoras e de abertura de novelas.


A gravadora Som Livre foi lançada pelas Organizações Globo em 1971, justamente para lançar as trilhas das novelas da Rede Globo. O Cafona foi a primeira telenovela a ter a trilha sonora produzida pela Som Livre.

A Som Livre lança, no mínimo, duas trilhas por novelas. Em alguns casos, são lançados três trilhas, como ocorreu como Belíssima, Roque Santeiro e América.

Vários atores gravaram músicas para trilhas de novelas. Aconteceu com Cláudio Cavalcanti na novela Irmãos Coragem (a música era Menina); Marília Pêra, em O Cafona (música: Shirley Sexy); Sandra Bréa, em Corrida do Ouro (Nem Pensar); Sônia Braga, em Saramandaia (Sou o Estopim); e Glória Pires, em As Três Marias (Coração).

No início, eram comuns as trilhas compostas especialmente para as novelas. A trilha de O Bofe, por exemplo, foi encomendada a Erasmo Carlos e Roberto Carlos. No de O Bem-Amado, as músicas foram feitas inteiramente por Toquinho e Vinicíus de Moraes.

A maioria das canções da novela O Rebu foram compostas pela dupla Raul Seixas e Paulo Coelho. O Rebu foi lançada em 1974, época de ouro da carreira de Raul Seixas.

A música Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, foi tema de abertura de uma novela e uma minissérie. São elas Sem Lenço, Sem Documento (1977) e Anos Rebeldes (1992).

Rita Lee foi, sem sombra de dúvida, um dos cantores/compositores que mais tiveram músicas em trilhas e aberturas de novelas globais. Suas músicas foram tocadas nas aberturas de O Pulo do Gato, Chega Mais, Baila Comigo e outras.

O responsável pela pesquisa musical, trilha sonora e abertura da novela Bravo! foi o maestro Júlio Medaglia. Antes, Medaglia tinha trabalhado na trilha de O Noviço. As músicas de Bravo! eram inteiramente baseadas em trechos de concertos de Chopin, Beethoven e outros compositores clássicos. O sucesso foi tão grande que, mais tarde, a Som Livre lançaria mais dois discos de música erudita usando o nome da novela. Um detalhe importante: Bravo! teve outra trilha com músicas brasileiros, inclusive de Rita Lee.

O primeiro samba em abertura de novelas foi Pecado Capital, de autoria de Paulinho da Viola. O interessante é que Pecado Capital foi composta apenas 24 horas depois de o produtor Guto Graça Mello ter encomendado o tema para Paulinho da Viola. Outro detalhe interessante é que a música não costa em nenhum dos álbuns de Paulinho, sendo lançada apenas em coletâneas posteriores à novela.

A novela Mandala teve uma trilha sonora complementar chamada As Preferidas de Tony Carrado. Interpretado por Nuno Leal Maia, Tony Corrado era um homem piegas e de gosto duvidoso. Entre as músicas de As Preferidas… estavam Estrada do Coração (de Agepê) e Eu Já Tirei a Sua Roupa (Wando).

(Fonte: Memória Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário