15/10/2009

SAFIRI E OS DESENHOS JAPONESES DA DÉCADA DE 70


A Princesa e o Cavaleiro fez grande sucesso no Brasil nos anos 1970 e início dos 80. Pode-se dizer que é um clássico da animação japonesa. Criado pelo desenhista de mangás e empresário Osamu Tezuka, a Princesa e o Cavaleiro foi publicada em mangá a partír de 1953. Em 1967 foi transformado em anime e vendido para diversas partes do mundo, Brasil inclusive.
A Princesa e o Cavaleiro contava a história da princesa Safiri, impedida de herdar o trono de seu país (o Reino de Prata) por ser menina. As leis determinavam que somente os homens pudessem assumir a coroa. Em sua tentativa de herdar o trono, Safiri assume a identidade de menino, segredo compartilhado por poucos, inclusive seu amigo e “anjo da guarda” Ching. Entre os vilões estavam o Duque Duralumínio e seu atrapalhado auxiliar Naylon.
Osamu Tezuka foi um dos principais responsáveis pela popularização dos mangás, os tradicionais gibis japoneses. Seu primeiro grande sucesso foi Kimba, o Leão Branco (de 1950). A ele, seguiram-se Astro Boy, a Princesa e o Cavaleiro e outros menos conhecidos no Brasil.
As aventuras de Safiri foram transmitidas pela TV Record e TVS. Quase na mesma época, foram exibidos Guzula, Fantomas, Super Dínamo, Kimba, Astro Boy e o mega-sucesso Speed Racer. Já pelo final dos anos 70, a garotada conheceu a versão japonesa de Pinócchio e as histórias de Marco e Heidi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário