16/10/2009

GIBIS MAIS DO QUE ANTIGOS


Você, com mais de 40 anos, lembra de quais gibis comprava na banca? Lembra dos títulos que costumava ler quando criança? E dos álbuns de figurinhas, recorda de algum? E das coleções da Abril Cultural?
Eu, que hoje estou com quase 45, lia muito os gibis do Maurício de Souza quando criança. Eram os anos 1970. O Brasil lia Manchete, Veja, Quatro Rodas e Placar. Revistas de fotonovelas como Sétimo Céu e Grande Hotel eram muito populares. Entre os álbuns de figurinhas, o Galeria Disney foi o mais vendido. Para ser exato, o Galeria virou febre na época. As coleções da Abril Cultural faziam grande sucesso. A mais vendida da história da AC foi a Conhecer, mas Bom Apetite, Medicina e Saúde e Enciclopédia do Estadunte não ficavam atrás.
Além dos quadrinhos da Turma da Mônica, a garotada dos anos 70 apreciava os da Disney. Pato Donald, Tio Patinhas, Zé Carioca e Almanaque Disney eram os títulos mais comprados. Só que a editora Abril, que publicava Maurício de Souza e Disney, não reinava sozinha. A concorrência era forte e contava com as antigas editoras Vecchi, Ebal, RGE (Atual Editora Globo) e Bloch.
A Rio Gráfica e Editora – RGE publicava gibis como os do Fantasma. Por sua aceitação, o Fantasma acabou virando álbum de figurinhas. Mas, o album e os quadrinhos de maior vendas foram os do Sítio do Pica-pau Amarelo. Na época, a Rede Globo transmitia uma adaptação da famosa obra infantil de Monteiro Lobato.
A Bloch costumava publicar gibis de terror e super-heróis. Títulos como Homem-Aranha saiam em preto e branco pela editora da revista Manchete.
Entre os gibis vendidos nas bancas do período estavam: Brucutu, Tininha, O Gordo e o Magro, Pimentinha, Recruta Zero, Sobrinhos do Capitão, Riquinho, Asterix, A Pantera Cor-de-rosa, Princípe Valente, Satanésio, Brotoeja, Heróis da TV (com os personagens de Hanna-Barbera), Frajola e Piupiu, Bolota, Fix e Fox, Bolinha, Luluzinha, Os Sobrinhos do Capitão, Gasparzinho e Brasinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário